Você estava com medo de investir? Há, para com isso!

IMG_6773

Não tem para que ter medo… vem cá, vamos começar!!!

    Você sabe a real diferença entre Ativo e Passivo? Deixa eu te explicar: Ativo na contabilidade são todos os bens tangíveis e intangíveis de uma empresa, por exemplo: mesas, computadores, veículos, direitos de uma marca (Royalties), dentre tantos outros bens… Passivo são dívidas ou compromissos de dívidas futuras como promissórias de fornecedor, salário de funcionários, dentre outros.

    Mas nas finanças podemos resumir numa definição mais simples: ATIVO é tudo aquilo que coloca dinheiro no teu bolso, PASSIVO é tudo aquilo que “retira” dinheiro do teu bolso. Princípio base do livro Pai Rico Pai Pobre.

   Se você entendeu isso eu te convido para saber mais sobre TÍTULOS!

    Mas o que são títulos Julio? Títulos nada mais são do que PROMESSA DE DÍVIDAS (ou certificado de dívidas), que garante ao vendedor obter o capital de que ele necessita e ao comprador receber juros, por abrir mão do dinheiro no presente momento, ou seja da sua liquidez.

    A rentabilidade (lucro) de um título pode variar de acordo com o RISCO e o PRAZO do mesmo. Quanto maior o prazo de resgate e o risco a ser corrido na compra desse título, maior tenderá a ser os retornos desse investimento.

Esses títulos podem ser divididos em Públicos (Tesouro Direto – LFT – LTN – NTN-B e NTN-F, e privados (bancos: CBD’s – LCI e LCA; empresas: debentures).

   E o que vem a ser Debêntures? E qual a diferença dela com relação a uma Ação?

Bom, Debêntures são Títulos emitidos por empresas de capital aberto OU NÃO, que pagam juros semestrais e valores entre R$1.000,00 e R$1.500,00. Já uma AÇÃO não tem risco de crédito, pois nós entramos como “sócio” nesse modelo de investimento. Em Ações os riscos são maiores, normalmente quando se tem uma maior possibilidade de retorno do capital investido.

    Você sabia que as Ações são divididas em ORDINÁRIAS E PREFERENCIAIS? Pois é… para você entender: as Ordinária recebem mais DIVIDENDOS – parte do lucro gerado por essas empresas de capital aberto, geralmente do decorrer de um ano (em média, 10% a mais), – e as PREFERENCIAIS tem direito a voto nos conselhos e assembleia dessas empresas para decidir o futuro das mesmas.

E aí, o que achou? Espero realmente estar te ajudando a subir gradativamente o seu conhecimento no mundo dos investimentos…

Até o próximo….

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Acesse o Canal do Imperador Financeiro no Youtube

Acesse o Insta do Imperador e fique por dentro de tudo

Acesse o Podcast do Imperador e tudo sobre finanças

Crie seu acesso agora!

Digite seu nome e o endereço de e-mail que você irá utilizar para acessar seu e-book.